Tudo que você precisa saber sobre Compulsão Alimentar

FIQUE ALERTA! Sentir fome toda hora, até mesmo depois de uma refeição, não é normal.

Emendar uma refeição na outra com lanches, sobremesas e snacks pode indicar outras necessidades do organismo. A compulsão alimentar tornou-se presente principalmente na era fastfood, com a publicidade bonita e  grande variação de cardápio.  Essa compulsão é considerada uma doença mental onde há necessidade de comer mesmo estando sem fome, comer muito rápido ou após uma refeição.

A fome que não passa pode ser causada pelo excesso de alimentos ricos em carboidratos na alimentação, falta de vitaminas no organismo ou problemas psicológicos, como depressão ou ansiedade, por exemplo.

PROBLEMAS

Sentir fome e ter um desejo incontrolável de comer a todo momento são coisas bem diferentes e podem indicar e causar problemas como: compulsões alimentares, aumento indesejado de peso, doenças cardiovasculares, aumenta o risco de diabetes, insônia, entre outras.

Burger Eating GIF

Para aprender estas diferenças é necessário observar-se; prestar atenção aos sinais do seu corpo e àquilo que está sentindo e pensando. Quando pensar em comer alguma coisa, reflita: “Estou mesmo com fome?”

O QUE É A FOME?

A fome é aquela sensação de vazio no estômago, se você acabou de comer e ainda quer comer mais, certamente é só vontade de comer. Espere passar 20 minutos, que é o tempo que o cérebro precisa para processar a informação de que o estômago está cheio. Procure tirar o foco da situação ou respeite a sua vontade e coma mais um pouco, se for pertinente.

DICAS

Evite alimentos ricos em açúcares e prefira comer alimentos ricos em proteínas e fibras a cada refeição. Evite a alimentação emocional, questione seu estômago e sua fome. A escolha por ambientes mais calmos para sua refeição podem ajudar sua mente relaxar e não pensar em coisas preocupantes. Evite trabalhar enquanto come ou vice e versa. Aquela velha história de mastigar bem os alimentos é ideal para um intestino regulado. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições e introduza frutas na sua dieta.

Maker Studios Lol GIF by The STATION By MAKER

BENEFÍCIOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Manter uma alimentação saudável e equilibrada tem muitos benefícios:

  • Previne o surgimento de doenças e reforça o sistema imunológico;
  • Fornece mais disposição e energia para as atividades diárias;
  • Equilíbrio hormonal;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora o humor;
  • Reduz o estresse.

Salad GIF by Dan Woodger

Na Dna natural temos um cardápio variado para te ajudar nisso, conheça nosso site.

Texto: Daiane F. Marcos
Revisão: Roger Viana