Proteína vegetal: Tudo que você precisa saber

Ao substituir a proteína animal pela vegetal é necessário alguns cuidados

Pouca gente sabe que há derivações de proteínas, ou seja, existe dois tipos: a de origem animal e vegetal. É através da proteína vegetal que pessoas vegetarianas e veganas repõem a carência de carne animal em seu organismo. Proteína animal é a que você provavelmente mais conhece, é encontrada em carne vermelha, peixe, ovo, leite e queijo. É comum ouvirmos falar em dietas proteicas, alimentos ricos em proteína animal, mas uma grande dúvida é se podemos encontrar proteínas vegetais no nosso dia a dia… Vamos explicar e mostrar que além de fácil, você consegue substituir uma proteína por outra.

O que são as proteínas?

As proteínas são uns dos principais macronutrientes consideradas como “base” da alimentação dos brasileiros, elas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, essenciais para o corpo humano. As proteínas  exercem as mais diversas funções no organismo, participando inclusive da composição das células. Dentre as funções atribuídas às proteínas, podemos citar:

  • Atuam como enzimas,
  • Contração muscular,
  • Hormônios,
  • Anticorpos,
  • Coagulação

Onde encontrar proteína vegetal?

Conseguimos encontrar proteínas em vegetais tão facilmente quanto em carnes, basta ter um pouquinho de vontade a mais para procurar. Os alimentos mais conhecidos ricos em proteínas vegetais são: soja, quinoa, lentilha, hortaliças, tofu, feijão e ervilhas. Aos ser combinados com carboidrato, como o arroz por exemplo, o valor nutritivo da refeição  aumenta.

As proteínas vegetais são mais consumidas pelo público vegetariano. Mas podem ser utilizadas em uma dieta equilibrada para manter o bom funcionamento do corpo de qualquer rotina alimentar, além de serem importantes componentes para o bom funcionamento do nosso organismo. Diferente das proteínas vegetais, as de origem animal possuem todos os aminoácidos essenciais.

Cuidados ao substituir 

Ao substituir a proteína animal pela vegetal é necessário alguns cuidados, algumas combinações e balanceamento dos alimentos garante o aporte adequado de todos os aminoácidos necessários.