O que são e como consumir as fibras alimentares?

Fome fora de hora pode ser um sinal do seu organismo para a ausência de fibras na alimentação

Quem já fez algum tipo de dieta sabe o quanto as fibras são importantes para regular o sistema digestivo e deixar o cardápio mais gostoso. Dentro da fibras estão as frutas e os vegetais que você geralmente encontra nos menus dos restaurantes que frequenta e na cesta de frutas da sua casa.

As fibras alimentares são elementos que fazem parte dos vegetais, elas não são absorvidas nem digeridas pelo organismo, passam intactas pelo sistema digestório. As fibras são classificadas como solúveis e insolúveis conforme sua solubilidade em água. Elas são importantes, pois atuam no bom funcionamento intestinal, e como fermentação completa ou parcial no intestino grosso.

Dentre os benefícios encontrados nas fibras estão a regulação do uso de açúcar do corpo, além da manutenção da fome. Elas contribuem para a diminuição do risco de desenvolvimento de hemorroidas, diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) e alguns estudos apontam que elas ainda podem trazer benefícios para a saúde do coração.

Um organismo sem esse nutriente pode acarretar muitos problemas de saúde como colesterol alto, prisão de ventre, obesidade devido a fome constante, pois fome fora de hora pode ser um sinal do seu organismo para a ausência de fibras na alimentação, e ainda hipoglicemia.

DICAS PARA ADAPTAR SUA ALIMENTAÇÃO COM FIBRAS

Comece aos poucos, no café da manhã por exemplo, coma o maior número possível de alimentos com fibra, como maçã ou frutas cítricas, uma ótima opção de lanchinho pode ser a fruta com algum tipo de fibra de cobertura (linhaça, granola). E lembre-se ao comer uma frutinha ou vegetais não deixe as cascas de lado, lave bem antes de consumir e está pronta!

Frutas inteiras contêm maior quantidade de fibras do que em forma de suco, por exemplo.

2008 Dna da Nutri.png

MONTE SEU PRATO NA DNA NATURAL

Para você que leu isso e quer melhorar sua alimentação e cuidar mais da saúde a Dna Natural tem várias opções de acompanhemos para sua refeição rica em fibra. Você pode montar sua saladinha com grão de bico e cenoura ralada que são duas fontes ricas em fibra.

Você também pode optar pelo executivo do dia, montando seu prato com arroz multigrãos, nosso delicioso feijão da nutri e batata doce como acompanhamento. Além disso os nossos sucos são preparados com frutas in natura, mantendo todos os nutrientes que possuem, não é uma delícia? Não fique de fora. Venha ser saudável com a gente.

Na Dna Natural temos muitas opções de saladas e acompanhamentos, além da opção dos adicionais.

Acesse nosso site e se  informe da loja mais próxima de você. #meudnaénatural #dnadanutri #comerbemfazbem

Nutricionista,
Daiane F. Marcos