Biomassa de Banana Verde

Este ingrediente incrível e natural está presente em alguns pratos da DNA Natural

A banana é um fruto bem popular no Brasil, porém a maioria das pessoas a consome madura e rejeita a versão verde, por conta do seu sabor que costuma “amarrar” a boca. E como resolver isso? As frutas não deveriam ser consumidas maduras? Bom, não necessariamente. Basta transformar a fruta verde em biomassa.  Vamos explicar…

O que é a Biomassa?

A biomassa é uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso. A grande vantagem é que ela não tem gosto e pode ser acrescentada a preparações como molhos, bolos, biscoito, pães, sucos e vitaminas, pois ela funciona como um espessante, substituindo ingredientes super calóricos e nocivos para a saúde, como o leite condensado, creme de leite e maionese.

Além de poder ser incluída em diferentes tipos de pratos, a biomassa ajuda no emagrecimento, pois é considerado um alimento funcional, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido pelo intestino delgado, deixando diversos nutrientes no organismo, promovendo a saciedade e evitando que você fique com fome fora de hora. Com o apetite controlado você come menos, e isso ajuda a perder peso.

Benefícios de Consumo

  • Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, a biomassa também é um dos alimentos antioxidantes que age na prevenção de doenças como o câncer e ajuda a combater o envelhecimento precoce.
  • Aumenta a felicidade, evitando a depressão, pois é rica em vitamina B6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar.
  • Alivia os sintomas da TPM, por conter uma boa quantidade de magnésio, alivia os sintomas da cólica e dor de cabeça, evita inchaços e melhora o humor. Ajuda a melhorar o sono e a diminuir a vontade por doces, tão comum no período menstrual.
  • Controla a Glicemia e previne a diabetes, este é certamente um dos maiores benefícios da banana verde. A presença do amido resistente e das fibras faz com que a glicose seja liberada lentamente, exigindo assim menos insulina (hormônio que faz a quebra da glicose) e contribuindo, portanto, para um baixo índice glicêmico. Esse processo lento da biomassa de banana verde é essencial tanto para quem precisa prevenir a diabetes quanto para quem já a possui

banana-3264061_1920

Este ingrediente incrível e natural, que atua como um coadjuvante perfeito em uma refeição, passando completamente despercebido ao paladar está presente em alguns pratos da DNA Natural, como no feijão e nas sopas. Venha experimentar!