6 dicas para começar uma dieta Vegetariana ou Vegana

Para suprir as necessidades de proteína, a orientação é apostar em grãos e seus derivados, como as farinhas.

A preocupação com a alimentação está em um processo flexível, principalmente agora com a crescente aparição de digitais influencers que compartilham suas rotinas alimentares em busca de um corpo saudável. O movimento dessas pessoas que optam a deixar a carne animal de lado é tão grande que as franquias de comidas fits e saudáveis cresceu exponencialmente de um ano para cá. Mas há ressalvas e algumas informações que você precisa saber antes de adquirir a esse estilo de alimentação. alternative-906138_1920

QUAIS VITAMINAS SEU CORPO PRECISA?

Para um corpo saudável tanto de dentro quanto por fora é essencial uma alimentação equilibrada. Para isso, devemos consumir nutrientes como: Aminoácidos, Vitamina A, Vitaminas do complexo B, Vitamina C e D, Vitamina K, Cálcio , Zinco, Ferro entre outras.

Uma dúvida que vem assombrando muita gente é se veganos e vegetarianos conseguem manter uma dieta balanceada sem ajuda de suplementação. O principal equívoco de quem corta as carnes é aumentar a ingestão dos carboidratos como batata, arroz e massas.
vegan-1433237_1920Além do exagero no consumo de carboidratos, é preciso ficar atento à ingestão de proteína, ferro e vitamina B12. Para suprir as necessidades de proteína, a orientação é apostar em grãos e seus derivados, como as farinhas. O grão-de-bico, por exemplo, é um grande curinga, quinoa, amaranto, lentilha, feijão e ervilha são outras boas opções. Já o ferro pode ser obtido por meio do consumo de folhas de cor verde-escura. Rúcula, alfaces e agrião.

Uma opção que muitos esquecem ou não dão enfase são as frutas e elas também são fonte de carboidratos, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, são recomendado cinco porções diárias.

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ALGUMAS DICAS PARA ABANDONAR A CARNE

Quando a prescrição da dieta é feita por um profissional e seguida corretamente, o risco de ter alguma deficiência é menor. Para os veganos a recomendação é utilizar vegetais ricos no nutriente, como o gergelim branco e o negro, que tem 10 vezes mais cálcio do que a versão clara. Algumas dicas para quem quer mudar a rotina alimentar se tornando vegano e vegetariano é:

  • Vá a um restaurante vegetariano ou vegano: é importante conhecer bem a rotina antes de querer adota-la, conheça variedades das dietas, você vai precisar de muita criatividade e imaginação, que podem ser aguçadas nesses locais.
  • Transforme-se em um especialista em alimentos: É importante conhecer bem os alimentos que vão ser introduzidos na sua rotina e sua suas porções nutricionais.
  • Menos carboidratos e mais leguminosas: Aprenda a fazer diversas receitas que utilizem as leguminosas como ingrediente base.
  • Substitua as comidas prontas e não saudáveis pela vegetariana e veganas: Substituições são sempre a melhor maneira de trocar uma rotina alimentar.
  • Coma frutas: Elas possuem vitaminas e minerais que são indispensáveis.
  • Procure um profissional: Nunca comece dietas ou adote uma rotina alimentar sem conversar com um nutricionista, isso pode prevenir alguns problemas na saúde.

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No cardápio da Dna Natural você encontra várias opções veganas e vegetarianas, como por exemplo: wrap tomate seco e búfala, executivo burger veggie, as novidades que são: berinjela parmegiana, lasanha de brócolis e espinafre ao molho branco e a pizza de marguerita.

Texto: Daiane F. Marcos
Revisão: Roger Viana