Abacate: por que comer?

Por muito tempo o abacate foi considerado um verdadeiro inimigo da alimentação, visto como uma fruta gordurosa e calórica.  Muitas pessoas acreditam que o abacate é sinônimo de quilos a mais na balança e simplesmente evitam o consumo por receio de engordar. No entanto, hoje já se sabe que as gorduras encontradas no abacate, mesmo sendo calóricas, são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, podendo prevenir doenças cardíacas e até o câncer.

De polpa com sabor suave e consistência cremosa, o abacate é uma fruta muito apreciada em todo o mundo, é utilizado em diversos pratos. Uma curiosidade a respeito do abacate é que o hábito de consumir a fruta com açúcar surgiu no Brasil. Entretanto, nos demais países da América Latina, o abacate é consumido em pratos salgados, como a tradicional guacamole.

Confira 5 benefícios incríveis do abacate:

  1.  Reduz o risco de doenças cardiovasculares: o consumo ajuda a reduzir os níveis de triglicérides e de colesterol ruim, além dos danos das paredes arteriais. É ainda importante para manter o bom nível da pressão arterial.
  2.  Colabora para a perda de peso: o abacate possui nutrientes que ajudam no controle dos níveis de um hormônio chamado cortisol, que tem relação com o acúmulo de gordura abdominal e com a compulsão alimentar. Além disso, ele ajuda a prolongar a sensação de saciedade, o que é ótimo para evitar aquele desejo de comer a todo o momento.
  3. Protege a próstata: entre tantas funções, o abacate ainda evita a queda na produção de testosterona. Isso é importante, pois evita um desequilíbrio e o aumento da glândula da próstata.
  4. Melhora o rendimento nos treinos: O abacate ajuda a melhorar o rendimento do treino porque é um alimento muito calórico. Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, pois fornece energia para o treino. E depois dos exercícios, para repor os sais minerais, atuando como isotônico natural. ​​  O potássio, também presente nessa fruta, é indicado para a recuperação muscular, ajuda na absorção das proteínas, é rico em ácido fólico, auxiliando na formação do tecido muscular, e atua nos hormônios aumentando os níveis de testosterona, que resulta em ganho de massa magra.
  5. Turbina o funcionamento do cérebro: A presença das gorduras benéficas e de antioxidantes no abacate promove o bom funcionamento cerebral. Destacam-se a luteína​​ (carotenóide) e o ômega 3, aliados importantes para otimizar a memória, por estimularem a renovação das células cerebrais.​​

Outras curiosidades:

  • A dupla: abacate com torrada, é uma boa opção para ter energia, essa dupla ficou famosa e virou mania em alguns lugares do mundo, como uma refeição saborosa e muito nutritiva. A torrada é um alimento rico em carboidrato, que pode ser substituído pela tapioca ou pela versão da torrada sem glúten no caso de intolerantes. Já o abacate é fonte de gordura boa, que gera energia e saciedade.
  • O abacate pode substituir ovos em receitas – na proporção de 1/4 xícara de abacate amassado para cada ovo da receita a ser executada. Além do ovo, o abacate pode substituir o óleo e a maionese, usado na mesma proporção indicada na receita. Por exemplo, 1 colher de sopa de óleo equivale a 1 colher de sopa de abacate amassado.
  • Para emagrecer, o abacate pode ser ingerido de 2 a 3 vezes por semana, sozinho ou como complemento de outras refeições, como saladas ou lanches, desde que seja respeitada a quantidade de 100g do fruto. ​​ O abacate aumenta a produção de GH, o hormônio do crescimento, que auxilia a formação de músculos. Estes, por sua vez, gastam mais calorias, principalmente se consumido à noite, quando há pico na produção desse hormônio.
  • Apesar de não ter contraindicações, se consumido em excesso pode promover o ganho de peso corporal. Como o fruto é rico em gorduras, o consumo acima da quantidade recomendada pode fazer com que elas sejam armazenadas pelo organismo. O maior segredo da​​ alimentação saudável é o equilíbrio, portanto, não devemos esquecer que o abacate é uma fruta calórica.

Se você não tem o hábito de consumir abacate, experimente mudar o seu pensamento. A adição do abacate aos hábitos alimentares contribui para uma dieta saudável e equilibrada! Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de dicas como essa.

Biomassa de Banana Verde

Este ingrediente incrível e natural está presente em alguns pratos da DNA Natural

A banana é um fruto bem popular no Brasil, porém a maioria das pessoas a consome madura e rejeita a versão verde, por conta do seu sabor que costuma “amarrar” a boca. E como resolver isso? As frutas não deveriam ser consumidas maduras? Bom, não necessariamente. Basta transformar a fruta verde em biomassa.  Vamos explicar…

O que é a Biomassa?

A biomassa é uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso. A grande vantagem é que ela não tem gosto e pode ser acrescentada a preparações como molhos, bolos, biscoito, pães, sucos e vitaminas, pois ela funciona como um espessante, substituindo ingredientes super calóricos e nocivos para a saúde, como o leite condensado, creme de leite e maionese.

Além de poder ser incluída em diferentes tipos de pratos, a biomassa ajuda no emagrecimento, pois é considerado um alimento funcional, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido pelo intestino delgado, deixando diversos nutrientes no organismo, promovendo a saciedade e evitando que você fique com fome fora de hora. Com o apetite controlado você come menos, e isso ajuda a perder peso.

Benefícios de Consumo

  • Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, a biomassa também é um dos alimentos antioxidantes que age na prevenção de doenças como o câncer e ajuda a combater o envelhecimento precoce.
  • Aumenta a felicidade, evitando a depressão, pois é rica em vitamina B6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a produção de serotonina, o “hormônio da felicidade”, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar.
  • Alivia os sintomas da TPM, por conter uma boa quantidade de magnésio, alivia os sintomas da cólica e dor de cabeça, evita inchaços e melhora o humor. Ajuda a melhorar o sono e a diminuir a vontade por doces, tão comum no período menstrual.
  • Controla a Glicemia e previne a diabetes, este é certamente um dos maiores benefícios da banana verde. A presença do amido resistente e das fibras faz com que a glicose seja liberada lentamente, exigindo assim menos insulina (hormônio que faz a quebra da glicose) e contribuindo, portanto, para um baixo índice glicêmico. Esse processo lento da biomassa de banana verde é essencial tanto para quem precisa prevenir a diabetes quanto para quem já a possui

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Este ingrediente incrível e natural, que atua como um coadjuvante perfeito em uma refeição, passando completamente despercebido ao paladar está presente em alguns pratos da DNA Natural, como no feijão e nas sopas. Venha experimentar!